sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Colégio Protásio Alves: transmitindo conhecimento além das paredes da escola

A ideia já existia, mas concretizou-se a partir de uma viagem a Punta Del Este, no Uruguai, quando viu um painel de azulejos pintados em uma instituição de ensino. “É isso que quero fazer na minha escola”, pensou a diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, Sônia Tessaro Boyde.
A partir de então, começou a trabalhar para transformar o sonho em realidade. Buscou parcerias, envolveu alunos, pais, professores e comunidade e lançou, em 2010, o projeto “Identidade e Diversidade Através da Pintura”, que deu origem a outro projeto – “Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental” -, desenvolvido em 2011.a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal de Porto Alegre, que tem a finalidade de homenagear o trabalho e a dedicação dos professores das redes de ensino público da Capital.

Segundo Sônia, a proposta de pintura nos azulejos da escola, que envolve todas as disciplinas e os três mil alunos de ensino médio e educação profissionalizante, tem o objetivo de promover o respeito e a responsabilidade do cidadão para com a natureza, incentivando o uso correto dos recursos naturais. “É um trabalho interdisciplinar que proporciona o desenvolvimento da criatividade e da expressão através de uma experiência artística de desenho e pintura. Também facilita os processos afetivos, criadores, expressivos e lúdicos”, comentou.
Os azulejos foram conseguidos por meio de parcerias com instituições e empresas. Os alunos, de 14 a 40 anos, participam de oficinas de como mexer na tinta de vitrô – usada na pintura – e produzem o que quiserem, respeitando o tema do meio ambiente. Antes, estudam em sala de aula sobre o tema. Depois, os azulejos são colocados nas paredes. “Os alunos ficam encantados com seu trabalho e se sentem como donos da escola também, pois suas identidades ficam gravadas para sempre”, explicou Sônia. Conforme ela, já são quatro mil os azulejos pintados.

A diretora contou que, como este ano o Protásio Alves comemora seus 80 anos de fundação, toda a comunidade Protasiana e autoridades foram convidadas a pintar os azulejos também. “Tem uma sala especial para as visitas deixarem suas marcas”, disse.

A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), enfatizou que o colégio é testemunha de que é possível fazer uma escola pública de alta qualidade. “Aqui os alunos são envolvidos e se manifestam através da arte, da cultura, produzindo conhecimento”.

Noticiado no Blog de Sofia Cavedon:
Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência