terça-feira, 25 de outubro de 2011

CRIATIVIDADE ESCOLAR:

Projeto inovador de alunos é premiado


Estudantes idealizaram pulseira para auxiliar pessoas com deficiência visual
Eles ainda estão no 2º ano do Ensino Médio e mal se decidiram sobre que profissão seguir, mas já são campeões em inovação social. Alunos do Colégio Estadual Piratini, na Capital, cinco gaúchos acabam de vencer – com um projeto concebido para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual – a etapa nacional de uma competição voltada a jovens empreendedores do mundo inteiro.

Batizado de Social Innovation Relay, o desafio foi promovido pela HP em parceria com a Junior Achievement, organização sem fins lucrativos com inserção em mais de cem países. No Brasil, participaram da disputa 23 equipes de escolas de Porto Alegre, São Paulo e do Rio.

– Decidimos incentivar a garotada a desenvolver propostas socialmente impactantes, que pudessem ter viabilidade prática – explica a gerente de inovação social da HP, Tarsila Arnone.

A maratona começou em abril com palestras de capacitação e questionários via internet. Todo o processo, aliás, transcorreu via web. Desde o começo, segundo o gerente de projetos da Junior Achievement no Brasil, Paulo Castilhos, os gaúchos se destacaram.
Leia mais